Soja: Mercado em leve alta, com menores produtividades em Iowa e Illinois, por Miguel Biegai da OTCex Group

Publicado em 24/08/2017 10:08

Bom dia. Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago operam em ligeira alta nesta manhã de quinta-feira(24/08). Novembro/17, o grande direcionador do mercado com 378 mil contratos em aberto, trabalha com 4 pontos de alta, a US$ 942 centavos por bushel.
Ontem o mercado chegou a trabalhar com 8 centavos de alta, antes de abrir o pregão diurno, mas não “resistiu” a um cancelamento de 640 mil toneladas de soja, por parte da China, no intervalo entre o fechamento do noturno e abertura do diurno. Não deu outro, o pregão diurno abriu e o mercado que estava com 7 a 8 de alta, zerou e chegou a trabalhar no negativo. Um cancelamento de compras pode significar duas coisas. 1) Os chineses “trocaram” de origem, ou seja, cancelaram compra de soja dos EUA, mas vão trazer da América do Sul. 2) Cancelaram mesmo, e não vão apenas trocar de origem. Em qualquer das duas situações, é uma notícia baixista para Chicago, porque sobra mais soja no mercado interno americano. Mas é mais baixista na segunda hipótese, pois significa que a China pode estar reduzindo a aceleração do seu consumo. Atenção, reduzir a aceleração é diferente de parar de acelerar. 

No crop tour, noticias chegaram à noite sobre menor produtividade de milho no Oeste de Iowa. O distrito 1 com -5,8% do que 2016, distrito 4 com -0,09%, e distrito 7 com -3,2%.  Para a soja, também com contagem de vagens menores, com -19,5%, -8,5% e 17,9% para os distritos 1, 4 e 7 respectivamente. Para o Illinois, produtividade geral menor de milho em 6,6% do que em 2016. E na soja, contagem de vagens 5,5% menos do que em 2016. É preciso lembrar que as produvidades de 2016 são muito acima do normal, e dificilmente seriam repetidas. Em compensação, a área de soja aumentou. 

Graficamente, o contrato de novembro vai buscando a resistencia do seu canal de baixa, que hoje está em US$ 950 cents/bushel. Não será surpresa o mercado romper a tendência de baixa e entrar em uma tendência lateral nos próximos dias. 

Agenda confirmada até o momento: Dia 30 e 31/08, curso de proteção de preços de soja em Boa Vista- RR, Dia 01/09, palestra na abertura da colheita da soja em Boa Vista/Roraima. Dia 04/09, curso de Proteção de Preço em Posse (GO), dois cursos no RS, na cidade de Palmeira das Missões, dos dias 12 a 15 de setembro. Curso em SP e PR, ainda com local e data a confirmar para final de setembro.

Fonte: OTCex Group Genebra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China volta ao mercado com apetite sobre óleo e grãos e dá nova cara para soja em Chicago; dia foi de valorização
Porto de São Francisco, em Santa Catarina, é o destino escolhido para viagem inaugural de cargueiro chinês
Mercado da soja começa o dia com leves altas na Bolsa de Chicago
Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo