Soja: Mercado estável depois das fortes quedas. Chuvas previstas para os próximos dias, por Miguel Biegai da OTCex Group

Publicado em 16/08/2017 07:53


Bom dia! Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago trabalham em leve alta nesta quarta-feira (16/08). Novembro está cotado em US$ 926 centavos por bushel com 1,75 centavos de ganho. Movimentação noturna “calma” com 15 mil contratos até o momento.

A madrugada foi bastante tranquila, sem grande oscilação entre a máxima (927,75) e a mínima (922). Pelo menos no noturno, o mercado trabalha com todo o jeito de “repique” técnico, depois da forte queda desta terça-feira. Queda está que foi motivada pelas chuvas previstas para ocorrerem durante os próximos dias e que ocorreram ontem em extensas regiões das Dakotas, Minnesota, Iowa. Inclusive no momento em que, tamborilo estas mal traçadas linhas*, está chovendo sobre quase todo o Iowa e leste de Illinois. Nos fóruns de discussão e redes sociais de produtores americanos, eles estão dizendo que essas chuvas que devem chegar até o próximo domingo, podem ser suficientes para a definição de uma safra que antes era prevista para ser “regular” e pode passar a ser “boa”. Ou seja, uma safra acima de 115 milhões de tons, podendo chegar a 120, o que seria novo recorde. Mas não de produtividade, porque houve aumento de 6% de área do ano passado pra esse. 

Graficamente, seguimos na tendência de baixa. Se não houver nada que freie a tendência (consumo ou inversão do clima), o novembro caminha para testar seu suporte em US$ 910 centavos por bushel. 

*(homenagem ao grande escritor paranaense Carlos Alberto Pessoa, falecido essa semana).

Agenda confirmada até o momento: Dia 01/09, palestra na abertura da colheita da soja em Boa Vista/Roraima. Dia 04/09, curso de Proteção de Preço em Posse (GO), curso no RS ainda com local e data a confirmar na segunda quinzena de setembro. Curso em SP, ainda com local e data a confirmar para final de setembro. 

Tags:

Fonte: OTCex Group Genebra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo