Soja, por AgResource Brasil: Mercado em Chicago continua sob pressão

Publicado em 15/08/2017 09:46

Soja continua sob pressão

Cotações da soja em queda e um baixo volume de operações descrevem o movimento aqui em Chicago nesta segunda-feira (14). A líquidação de contratos comprados continuam, entretanto de maneira cautelosa e lenta na soja. Além do mais, a chegada de precipitações no curto prazo para uma grande parte de Iowa, a qual passa por um período de estiagem prolongado, ajuda a colocar pressão nos preços da CBOT. O USDA reduziu a quantidade de soja classificada em BOAS/EXCELENTES Condições de Desenvolvimento no relatório desta tarde. O número total que havia sido elevado na última segunda feira em 1%, agora sofre cor- reção e volta a totalizar 59% da área de soja do país sob tais condições. As exportações brasileiras da oleaginosa seguem aquecidas com uma demanda mundial agressiva no atual momento. Apenas na última semana, o Brasil embarcou 1,31 MTs de soja, que é um pouco abaixo da semana anterior, entretanto ainda 142 mil tons acima do mesmo período em 2016. A AgResource estima que em agosto os brasileiros irão exportar 6,6 MTs de soja, sendo 211% acima do ano passado.

Clima na América do Norte

Os principais modelos climáticos atualizados na tarde de hoje trazem chuvas significantes para quase todo o oeste do Cinturão Agrícola nestes próximos 5 dias. Tais índices pluviométricos adicionariam pouca recuper- ação na safra de milho, visto que esta já se encontra em estágios avançados de reprodução, com 61% da safra em estágio R4 Pastoso e 16% em R5 Dente. Já na cultura da soja, as chuvas adicionais são bem-vindas e afetam diretamente o desenvolvimento da oleaginosa com uma safra em 79% da área plantada em estágios de definição de vagem (R3-R4). No entanto, ao passar deste evento, as chuvas voltam a ficarem escassas e limitadas para todo o mês de agosto. O fim de semana foi de seca contínua para a maioria do centro do Cinturão Agrícola. Com chuvas limitadas e expansão do es- tresse hídrico, este novo evento de precipitações será bem recebido pelos produtores da região. 

Tags:

Fonte: AgResource Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo