Soja: Mercado em baixa com clima melhor para os próximos dias, por Miguel Biegai da OTCex Group
Bom dia. Os contratos futuros de soja na bolsa de Chicago operam em queda nesta segunda-feira (14/08). O vencimento novembro/17 opera com 6,25 centavos de baixa a US$ 938,75 centavos por bushel. A movimentação é relativamente aquecida com quase 20 mil contratos negociados até o momento em que escrevo esse relatório (05:30 da manhã, horário Brasília).
Os mapas climáticos atualizados neste final de semana trouxeram um pouco mais de chuvas para a região Oeste do cinturão produtivo, para o período de 19 a 23 de agosto. Inclusive nesta madrugada estão caindo algumas chuvas, esparsas, sobre o leste das Dakotas e centro do Minnesota. Temperaturas previstas para serem normais na parte do Oeste do Corn Belt e um pouco acima do normal para Iowa e Illinois.
Depois da verdadeira reviravolta causada pelo USDA na quinta-feira passada, o mercado enveredou pela tendência de baixa. Os quase 120 milhões de toneladas esperados pelo Departamento de Agricultura pegaram o mercado de surpresa e agora o mercado vai digerindo os números. Analistas tentam encontrar nos números do relatório a justificativa para elevar tanto assim a produção, enquanto que as condições das lavouras (pelo menos até o período escolhido para fazer o levantamento) não eram tão boas assim. Há quem diga que o USDA pode reduzir a produção nos próximos relatórios, embora seja bem dificil que voltemos a 113 ou 112 milhões de toneladas, como era esperado por diversos operadores antes do relatório. A não ser que, de agora em diante, simplesmente pare de chover, e volte a fazer bastante calor.
Graficamente, estamos em tendência de baixa. O contrato de novembro perdeu seu suporte da região dos US$ 955-960 na quinta, e em momento algum trabalhou sequer perto dele de novo na sexta, o que confirma a perda do suporte, e que agora passa a ser resistência para o caso do mercado voltar a subir no curto prazo.
Dia 29/08 vou para o Brasil para férias e alguns cursos/palestras: Agenda confirmada até o momento: Dia 01/09, palestra na abertura da colheita da soja em Boa Vista/Roraima. Dia 04/09, curso de Proteção de Preço em Posse (GO), curso no RS ainda com local e data a confirmar na segunda quinzena de setembro. Curso em SP, ainda com local e data a confirmar para final de setembro.