Soja, por AgResource Brasil: Especulação climática em agosto

Publicado em 01/08/2017 08:53

Especulação climática em agosto

A CBOT abriu a semana na noite de domingo com uma forte baixa (chegando a colocar as cotações de soja novembro em $9,94) seguida de mapas climáticos com mais chuvas para meados de agosto. Entretanto, no decorrer da sessão, as incertezas sobre tais previsões e a localização das chuvas que mostram favorecer apenas uma pequena área ao sul do Cinturão Agrícola devolveu parte das perdas, fechando soja-novembro em $10,07 nesta segunda-feira (31). Os fundos adicionaram um intenso volume de vendas com esta visão "baixista" do mercado. Além do mais, a China se prepara para anunciar que iniciará alguns leilões de seus estoques de soja de safra velha e os substituirão por safra nova. Geralmente a gigante asiática inicia este processo em junho, no entanto atrasou neste ano devido aos baixos preços de oferta do farelo de soja com o mercado de proteínas animal enfraquecido no continente, neste segundo trimestre. Estimamos que a China detém 8,5 MTs de soja em estoque e os leilões poderão chegar em 2-3 MTs, sendo insignificantes para a demanda mundial. Uma tentativa de reerguer as margens de lucro do esmagamento é necessária.

Clima na América do Norte

Ao contrário das expectativas, o USDA elevou os números de Condições de Safra para a soja em 2%, totalizando 59% da área em BOAS/EX-CELENTES condições de desenvolvimento. Para o milho, seguiu nossas estimativas, com uma redução de 1% num total de 61%. A AgResource lembra que a área total na soja de 59% em tais níveis continua o menor nível para este período desde 2007, quando excluímos o ano de grande seca de 2012. Os próximos 5 dias não são favoráveis ao desenvolvimento da safra no Centro do país, com níveis de umidade do solo em constante redução. No entanto, os mapas atualizados durante o fim de semana trazem um padrão mais úmido para meados de agosto, com chuvas significativas sendo oferecidas para o sul do Cinturão e sul das Planícies. A confiança nestas chuvas ainda é reduzida.

Tags:

Fonte: AgResource Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo