Paraguai: governo se posiciona contra imposto, mas deve aumentar IVA da soja para 10%

Publicado em 10/07/2017 10:26

Diante de pecuaristas, industriais e comerciantes, a ministra da Fazenda do Paraguai, Lea Giménez, reforçou sua postura de recusa ao imposto sobre a exportação de grãos durante a Expo Internacional da Indústria, Pecuária, Comércio e Serviços, realizada no país neste final de semana.

O presidente da Associação Rural do Paraguai (ARP), Luis Villasanti, informou que "ela reforçou a sua recusa à exportação. Disse que isso iria afundar o país".

De acordo com os dados, os empresários também aproveitaram o encontro para pedir à secretária do Estado a confirmação de uma mesa de diálogo. "Que deem participação para aqueles que vão terminar pagando", disse.

Diante deste requerimento, Giménez se comprometeu com o empresariado a realizar este diálogo diante de uma eventual mudança no cenário tributário.

O governo se opõe a um imposto sobre a exportação e planeja, como alternativa, elevar a taxa do IVA de 5% para 10% para a soja e equiparar as regras do imposto para a renda agropecuária (Iragro) com o imposto para a renda de atividades comerciais, industriais e serviços (Iracis).

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: ElAgro.com.py

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined