USDA: Índice de soja em boas/excelentes condições cai 1% e fica abaixo do esperado
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), nesta segunda-feira (26), trouxe seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras com uma redução de 1% no índice de lavouras em boas ou excelentes condições de 67% para 66%. O mercado, porém, esperava algo entre 67% e 68%. São ainda 26% das plantações em situação regular e 8% em condições ruins ou muito ruins.
Sobre o milho, o departamento manteve o índice em 67%, o mesmo da semana anterior, também abaixo do que esperavam os traders, com algo próximos dos 70%. 25% do cereal está em condição regular e 8% em condições ruins ou muito ruins.
Ainda sobre a soja, o reporte trouxe o índice de 9% das lavouras em fase de florescimento, com 94% na fase de emergência. A média para ambas as fases é de, respectivamente, 7% e 91%. Para o milho, 4% das lavouras já estão em fase embonecamento, contra 5% de média dos últimos anos.
"Diante dos números de hoje com relação ao que se esperava de melhora na soja e no milho, é muito provável que o mercado reaja positivamente", acredita o diretor da Labhoro Corretora, Ginaldo Sousa.
No último final de semana, boa parte do Meio-Oeste americano recebeu algumas chuvas em partes importantes e que esperavam por essas precipitações.
"As chuvas nesse final de semana caíram conforme previsões de sexta feira. Choveu nos estados do Sul, Delta, Sul do Missouri leste de Illinois, indiana e Ohio. As chuvas foram leves e moderadas, mas as temperaturas máximas variaram entre 22 e 27 graus. Os estados de Iowa, Nebraska, as Dakotas e minnesota não receberam chuvas, mas foram auxiliadas pelas temperaturas mais baixas", diz Sousa.
Os mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos Estados Unidos, mostram que, nos próximos 7 dias, as chuvas seguem ainda presentes em quase todo o Corn Belt, favorecendo o desenvolvimento das lavouras norte-americanas. Há estados podendo receber até 101 mm no acumulado.