Argentina: em função das chuvas, colheita da safra de verão é interrompida na província de Santa Fe
Em seis dos doze departamentos da região centro-norte da província de Santa Fe, na Argentina, as chuvas alcançaram os 100mm e, nos departamentos da região noroeste, foram registrados valores de 200mm.
Por estes motivos, a colheita da safra de verão e todas as tarefas no campo estão paralisadas, no aguardo de melhores condições climáticas, conforme indicado pelo boletim semanal do Serviço de Estimativas Agrícolas (SEA) da Bolsa de Comercio de Santa Fe (BCSF) e do Ministério da Produção da província.
Entretanto, as previsões para os próximos dias não são favoráveis para a continuação da colheita, já que as chuvas devem voltar depois desta quinta-feira (11) em toda a área, até domingo, 14 de maio.
Até a data, foi colhida 97% da área plantada com milho precoce, com rendimentos entre 6000kg a 7000kg nos lotes com excessos hídricos e rendimentos de 8000kg a 9000kg nos lotes que não tiveram problemas com os excessos. O milho tardio ainda não está sendo colhido.
Na soja de primeira etapa, 92% da área já foi colhida, com rendimento médio de 3500kg a 3700kg por hectare. Da soja de segunda etapa, 20% da área foi colhida, com rendimento médio por hectare entre 3000kg nas mínimas e 4000kg nas máximas.
Tradução: Izadora Pimenta