Paraguai está preparado para uma safra de soja de 15 mi t, diz líder de exportação e comercialização no país
A safra histórica colhida pelo Paraguai no verão, de 9,4 milhões toneladas, que deve completar as 10 milhões de toneladas com a safrinha, deixou um ar alentador aos produtores do país. "Hoje estamos preparados para uma safra de 15 milhões de toneladas", disse o presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), José Berea.
Berea disse, em entrevista ao site ElAgro, que a logística no Paraguai está preparada para absorver estes 10 milhões de toneladas. O empresário opina ainda que o aumento para a próxima safra, no que se refere à área, será de cerca de 5%. Entretanto, os produtores buscam melhorar seus rendimentos com maiores variedades e sementes de dos demais usos de biotecnologias e outras ferramentas.
Os rendimentos da safra principal de soja dos paraguaios superaram as expectativas. Agora a safrinha, por sua vez, está "sofrendo um pouco", aponta Berea.
São 600.000 hectares de safrinha que ajudarão a completar as 10 milhões de toneladas - ou, com sorte, superá-las. "Os rendimentos nos preocupam um pouco porque, nesta semana, a colheita se inicia e o tempo não está ajudando muito", acrescentou o presidente.
Tradução: Izadora Pimenta