Paraguai: industrialização tem queda de 10% no primeiro trimestre

Publicado em 25/04/2017 13:59

A industrialização de soja no Paraguai, ao final do primeiro trimestre de 2017, apresenta uma queda de 10% em comparação com o ano passado, segundo o último boletim da Câmara Paraguaia de Processadores de Oleaginosas e Cereais.

Com 385.208 toneladas de soja esmagadas, o mês de março é o primeiro mês do ano no qual se pode observar uma melhora em comparação com o mesmo período do ano anterior, já que em março de 2016 foram processadas 360.585 toneladas.

Apesar disso, o volume de soja processado no primeiro trimestre é 10% inferior ao esmagamento de janeiro a março de 2016. O jornal 5Días também destaca o escasso volume de outras matérias primas agrícolas industrializadas, particularmente, o girassol, que com 3.276 toneladas registra uma diminuição interanual de 77%.

Outro dado importante que surge do comparativo interanual é que se observa uma redução no volume de sub-produtos industrializados obtidos, o que significa, claramente, uma diminuição na qualidade da soja, o que impacta no rendimento industrial.

Com esses dados de esmagamento ao final do primeiro trimestre, a tendência de queda na industrialização, em comparação com 2015, se mantém e coloca em evidência os desafios enfrentados pela indústria de oleaginosas no Paraguai.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Diario 5días

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Com menor liquidez e maior oferta na América do Sul, preços caem Soja/Cepea: Com menor liquidez e maior oferta na América do Sul, preços caem
Soja recua em Chicago nesta 2ª feira, pressionada pelo financeiro e realizando lucros da semana anterior Soja recua em Chicago nesta 2ª feira, pressionada pelo financeiro e realizando lucros da semana anterior
Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas para aproveitar momentos do mercado
Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses
Produtores de soja do Paraguai enfrentam 'tobogã' na guerra tarifária
Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar