Argentina: ministério da Agroindústria mantém estimativa para safra de grãos, mas não descarta perdas
O Ministro da Agroindústria da Argentina, Ricardo Buryaile, indicou que a sua pasta mantém a estimativa de produção total de grãos, projetada em 130 milhões de toneladas, mesmo que ainda não seja possível prever se o número poderá ser cumprido em função das inundações recentes.
"Nós não mudamos as estimativas de rendimento agrícola porque as chuvas foram de cerca de 100mm em todo o pampa úmido. Quando chove, o que atrasa é a colheita, mas isso depende de que tenhamos tempo bom por vários dias. Por isso, não alteramos nossa estimativa de colheita. Porém, não possuímos elementos suficientes para dizer se as nossas estimativas vão se cumprir ou não", expressou Buryaile em entrevista para a Rádio Belgrano.
De todas as maneiras, o ministro indicou que "pode haver um menor rendimento ou deterioração nas partes não afetadas pelas inundações" prévias aos alagamentos produzidos pelas chuvas do final de semana passado.
Buryaile também considerou possível perdas somando de US$4 a US$5 bilhões na presente safra, já que quase um milhão de hectares ficou debaixo d'água.
Tradução: Izadora Pimenta