Novas variedades de soja elevam rendimento médio do Paraguai a até 73 sacas por hectare

Publicado em 03/04/2017 09:20

O Instituto de Biotecnologia Agrícola (INBIO) trabalhou e desenvolveu novas variedades de soja adaptadas às condições climáticas e do solo paraguaio. O resultado foi considerado bastante positivo e se vê refletido em rendimento por hectares.

"É uma grande satisfação quando ouvimos falar sobre os rendimentos e o comportamento da soja", disse Maria Ojeda, coordenadora do Programa de Sementes do Instituto de Biotecnologia Agrícola, para o jornal paraguaio El Agro. A soja colhida tem média de rendimento entre 4000 a 4400kg (67 a 73 sacas) por hectare.

As novas variedades de soja desenvolvidas, além de possuir características sanitárias, têm um bom comportamento em solos de fertilidade média.

Segundo Ojeda, ainda se trabalha em outras variedades que sejam resistentes a enfermidades, além de potencializar rendimentos e possuir tolerância a estresse.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: ElAgro.com.py

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira