Argentina deverá ter sua segunda melhor safra de soja dos últimos 16 anos, diz Bolsa de Buenos Aires
O avanço da colheita da soja continua de forma isolada em diferentes localidades do centro da região agrícola da Argentina. Conforme aponta a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), no Panorama Agrícola Semanal divulgado nesta quinta-feira (30), a colheita ainda não caminha a passos firmes e se estima que ela tenha atingido apenas 2% da área agrícola nacional até o momento.
Esta situação reflete um atraso interanual de 5,6% e um atraso de 2,5% em comparação com a média das cinco safras anteriores.
A BCBA mantém sua estimativa para a safra de soja em 56,5 milhões de toneladas. Na semana passada, este número surpreendeu - pois, pela primeira vez, uma estimativa indicava uma safra de soja maior do que em 2015/16 - considerando que a oleaginosa perdeu muito espaço para o milho no país.
A média de rendimento, até o momento, está em 4200kg (70 sacas) por hectare, superando as expectativas de rendimento das semanas anteriores. A Bolsa ainda aponta: "se durante as próximas semanas se consolidarem as médias elevadas de rendimento, nos veremos obrigados a aumentar nossa projeção de produção para o presente ciclo".
Caso os números da BCBA sejam confirmados, a Argentina poderá ter sua segunda melhor safra de soja dos últimos 16 anos.