Paraguai entra na última semana de colheita de soja com boas perspectivas de rendimento
É a última semana da colheita de soja no Paraguai. No entanto, o fato coincide com o registro de preços mais baixos para a oleaginosa a nível internacional, como lamenta Héctor Cristaldo, presidente da União de Grêmios da Produção (UGP).
O Paraguai conseguiu obter bons rendimentos e espera alcançar as 10 milhões de toneladas colhidas nesta safra, de acordo com Cristaldo. "Os rendimentos foram variados, mas mostram fortemente o potencial. Antes possuíamos apenas altos rendimentos em parcelas experimentais, mas agora há em campos comerciais. Ainda são parcelas isoladas, mas já mostram que o potencial está ali", indicou.
O alto rendimento dará equilíbrio aos produtores em relação aos preços internacionais em baixa. A boa produção também irá gerar uma recuperação após dois anos de preços baixos para os produtores paraguaios, que levou a um endividamento massivo nos bancos.
Segundo dados do Conselho Agrário do país, a área de soja do país alcançou os 60.000 hectares na presente safra e a produção deve ser 800.000 toneladas maior do que na última safra.
Tradução: Izadora Pimenta