Expectativas de rendimento da soja se mantêm elevadas na Argentina, diz Bolsa de Buenos Aires

Publicado em 09/03/2017 15:30

Na Argentina, continua chovendo na maior parte da região agrícola, mantendo excessos hídricos nas zonas mais baixas da cultura de soja de várias regiões e repondo umidade em ambientes elevados de maior potencial de rendimento, como aponta o Panorama Agrícola Semanal (PAS) divulgado nesta quinta-feira (9) pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA).

Até a data de divulgação do boletim, grande parte da soja de primeira etapa se encontra transitando etapas de enchimento de grãos, com elevado potencial de rendimento - porém, com menores expectativas em ambientes baixos que foram afetados por excessos hídricos desde as primeiras etapas de cultivo.

Lotes de segunda etapa de cultivo mais atrasados transitam a fase de floração ou, então, os mais adiantados começam a encher grãos. As expectativas de rendimento se mantêm elevadas em grande parte do centro da região agrícola, caindo drásticamente no sudeste de Buenos Aires, devido ao déficit hídrico que comprometeu o plantio e o crescimento e desenvolvimento dos quadros implantados.

De acordo com um levantamento feito pelo boletim, 58,7% da soja argentina está na fase de enchimento de grãos, enquanto 27,9% estão diferenciando folhas, 6,7% estão na fase de floração, 6% na fase de maturação fisiológica e 0,7% vegetando.

A BCBA mantém sua estimativa de 54.800.000 toneladas para a safra de soja do país, 2,1% a menos do que as 56 milhões de toneladas colhidas em 2015/16.

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Política americana, demanda forte e derivados dão tom positivo à Chicago com soja subindo 30 pontos nesse início de semana
Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária