70% da colheita da soja já foi concluída no Paraguai

Publicado em 02/03/2017 09:21

Até o último final de semana, já foi colhido 70% dos 3.200.000 hectares de soja que foram plantados na presente safra no Paraguai, de acordo com José Berea, presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco).

Em geral, os produtores estão animados com os resultados, que variam por zona. Algumas áreas superaram os 4000 kg por hectare (67 sacas por hectare), o que faz com que a média do país seja boa, de acordo com a Capeco.

Alguns casos, como plantios pontuais em San Pedro, Canindeyú e Itapúa, foram de rendimentos de apenas 1200 kg por hectare (20 sacas por hectare). Nessas regiões, faltaram chuvas em momentos chave.

Por outro lado, o excesso de chuvas também foi prejudicial. No noroeste do departamento de Itapúa, as chuvas geraram perdas de 12% em rendimento para a soja, segundo estimativa publicada pela União de Grêmios da Produção (UGP).

De acordo com Berea, os plantios de milho e soja safrinha seguem bem, sem atrasos.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: ElAgro.com.py

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil
Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre
Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira
Preços da soja vivem bom momento e cenário é para novos negócios agora, afirma especialista
Soja acelera altas em Chicago e trabalha com mais de 1% de alta, puxada por óleo e grãos
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, acompanhando bons e novos ganhos do óleo