Sudeste de Buenos Aires, na Argentina, tem estresse considerável na soja e no milho

Publicado em 01/03/2017 11:11

O milho e a soja sofreram importantes "níveis de estresse hídrico consideráveis" no sudeste de Buenos Aires, na Argentina, onde metade do verão foi de chuvas "muito abaixo da média histórica", de acordo com um levantamento realizado pela estação Balcarce do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) do país.

"O cultivo de milho, para o sudeste da província de Buenos Aires, sofreu, em alguns casos, níveis de estresse importantes. Esse foi o cenário hídrico que marcou o ritmo dessa safra", disse o engenheiro agrônomo Aníbal Cerrudo ao jornal La Capital de Mar del Plata.

O técnico comentou que o milho plantado em datas mais precoces - primeira quinzena de outubro - transitou todo o seu período crítico de floração sob um nível de estresse significativo.

No caso de plantios tardios de milho, o estado do cultivo estaria melhor. Esses estariam chegando à floração nos próximos dias, com maior oferta de água e menor demanda atmosférica.

Soja

A soja de primeira etapa teve um estresse importante em etapas vegetativas, mas nas etapas reprodutivas a situação, até então, está sendo favorável, com probabilidades de alcançar uma boa quantidade de vagens e grãos por vagem.

Para a soja de segunda etapa, o tema é mais complicado. O cultivo teve que se estabelecer sobre um solo de plantio de inverno que estava extremamente seco, dependendo agora da evolução das chuvas, da temperatura e da data da primeira geada.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Noticias Agropecuarias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
undefined