Tocantins deve ter safra recorde de soja de 2 milhões de toneladas

Publicado em 28/02/2017 13:01

A colheita de soja deve bater recorde, neste ano, no Tocantins. A expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é colher mais de 2 milhões de toneladas em todo o estado.


A quantidade é 54% maior do que a colheita do ano passado, que ficou em torno de 1,55 milhão de toneladas.


Por causa dessa expectativa e para evitar perdas na produção, agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão monitorando as plantações estaduais para combater a contaminação da Ferrugem Asiática, principal praga que acomete a oleaginosa.


Em entrevista ao programa Nossa Terra, da Rádio Nacional da Amazônia, o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo de Oliveira, falou sobre a importância desse monitoramento.


Os agrônomos alertam os agricultores sobre a importância do vazio sanitário, o período em que o produtor não pode ter em sua lavoura plantas vivas de soja. No Tocantins, esse período vai de 1º de julho a 30 de setembro.


De outubro até agora, a agência monitorou e cadastrou mais de 765 mil hectares da cultura para prevenção da ferrugem asiática. A área plantada no Tocantins para esta safra é de quase 900 mil hectares.

Tags:

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo