Clima deixa safra de soja sob suspense no MS

Publicado em 07/02/2017 06:20

No Mato Grosso do Sul – estado que ocupa a quinta colocação no ranking nacional de produção de soja – os agricultores não estão nada satisfeitos com o clima. O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lucio Damalia, resume a situação: “fez sol quando não precisávamos e choveu quando não queríamos”.

Em diferentes regiões, duas longas estiagens, uma em outubro e outra no fim de novembro, castigaram as lavouras, principalmente aquelas plantadas entre o fim de setembro e no início de outubro. “Há relatos de talhões com produtividade de apenas 35 sacas por hectare”, diz o gerente do Departamento Agronômico da Copasul em Naviraí, Antônio José Meireles Flores.

Segundo o gerente da cooperativa, que tem sete unidades na região Sul do estado e mais de 400 cooperados, ainda é cedo para medir o impacto das secas. “Ao mesmo tempo em que tivemos relatos de baixa produtividade, também ouvimos produtores falando em 65, 70 sacas por hectare. Precisamos ficar atentos ao que vem a seguir”.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 5ª feira, entre guerra comercial e novo USDA
Brasil tem vendido de 1 a 2 milhões de t de soja por dia com produtor brasileiro aproveitano oportunidades da guerra comercial
Soja: Prêmios cedem no Brasil diante de bom volume de negócios nos últimos dias
USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira
Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores
China anuncia retaliação aos EUA com tarifa de 84% e soja volta a perder direção em Chicago
undefined