Chuva intensa atrapalha a colheita em Lucas do Rio Verde e produtor já contabiliza prejuízos

Publicado em 24/01/2017 07:26

As chuvas que estão caindo em Mato Grosso desde a última semana, fizeram com que o ritmo de colheita da soja safra 2016/17 diminuísse consideravelmente. Em Lucas do Rio Verde, o Sindicato Rural já contabiliza perdas expressivas, onde os produtores que ariscam colocar as máquinas em campo estão colhendo soja com até 30% de umidade.

De acordo com o presidente do Sindicato, Carlos Simon, já são praticamente 8 dias de muita chuva. Em alguns pontos, as chuvas alcançam 100 mm.

“Os produtores que conseguem entrar na lavoura estão tirando soja ardida já. Estão colhendo soja com muita umidade, chegando até 30%, pra secar isso é muito trabalhoso, é muito oneroso para conseguir secar isso ai, então o prejuízo já está instalado. Se persistir essa chuva, o prejuízo vai ser cada dia maior”, comentou Simon.

Em algumas propriedades, onde as chuvas são mais intensas já há relatos de soja estar apodrecendo ainda no pé. Para Simon, é preciso que haja pelo menos 10 horas de sol e uma noite inteira sem chuva, para que o grão seque bem e o produtor consiga colher.

Leia a notícia na íntegra no site Cenário MT.

Fonte: Cenário MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios
StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton
Soja intensifica altas em Chicago nesta 6ª, com conversas entre EUA-China e queda do dólar
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana
Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT
Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT