Por seca e inundações, ainda falta plantar 40% da área prevista de soja e milho na Argentina

Publicado em 02/01/2017 14:00

Após o maior evento hídrico da campanha, registrado na última semana, que gerou inundações em campos e cidades do noroeste de Buenos Aires e no sul de Santa Fe, o potencial de seca se transformou, bruscamente, em um excesso de água. Com este panorama, os plantios estão freados e ainda restarão 40% das áreas de soja e milho a serem plantadas em 2017.

O dado foi divulgado pela Bolsa de Comércio de Rosário (BCR), que indicou que "há uma semana, os 250.000 hectares que faltavam ser plantados de soja de segunda etapa e de milho tardio eram devido à falta de umidade na superfície. Hoje, os plantios estão parados por conta dos excessos hídricos, destacou.

Algumas zonas, entretanto, esperam poder recomeçar os trabalhos neste final de semana. O noroeste de Buenos Aires e o sudeste de Córdoba, de acordo com a BCR, são as áreas mais atrasadas.

A chuva, entretanto, pode ter ajudado alguns lotes de milho que se encontravam perdendo folhas, com severos problemas de polinização.

Segundo a BCR, até o momento há 58% de área plantada com milho e 62% de área plantada com soja. O trigo, por sua vez, tinha 54% de sua área colhida em dezembro.

Com informações do Agrositio

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025 Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025
DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China
China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo
Safra 2024/2025 impulsiona movimentação de grãos nos entrepostos da Frísia
Importações de soja pela UE em 24/25 aumentaram 8% até 13 de abril