Produção argentina de óleo de soja cresce 8,5% de janeiro a novembro ante 2015

Publicado em 29/12/2016 14:37

BUENOS AIRES (Reuters) - A produção de óleo de soja da Argentina subiu 8,5 por cento de janeiro a novembro, ante mesmo período no ano passado, para 8,01 milhões de toneladas, devido a um crescimento no volume da oleaginosa processada, disse nesta quinta-feira o Ministério da Agricultura.

A Argentina é o principal exportador mundial de óleo e farelo de soja e o terceiro maior fornecedor global do grão antes do processamento.

"O aumento é consequência das maiores moagens da soja.. ao se industrializar 41.089.553 toneladas de soja" nos primeiros onze meses do ano, o que representa uma alta anual de 7,23 por cento, disse o ministério em comunicado.

O governo sinalizou que entre janeiro e outubro o valor das exportações argentinas de óleo de soja subiu para cerca de 3 bilhões de dólares.

O volume de soja comercializado na Argentina cresceu em 2016 após o presidente Mauricio Macri ter eliminado os impostos sobre as exportações de soja e seus derivados após assumir o cargo, em dezembro do ano passado.

(Por Maximilian Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja segue dando oportunidades importantes de negócios no Brasil; atenção a prêmios e dólar Soja segue dando oportunidades importantes de negócios no Brasil; atenção a prêmios e dólar
Soja: Brasil tem novo dia de prêmios firmes, enquanto EUA amplia competitividade no mercado internacional Soja: Brasil tem novo dia de prêmios firmes, enquanto EUA amplia competitividade no mercado internacional
Período de vazio sanitário da soja começa neste domingo (8) em Mato Grosso
Safra de soja 2024/2025: produtividade média estadual foi de 51,78 sacas por hectare no Mato Grosso do Sul
BASF inicia registro de novo fungicida para apoiar agricultores no controle da ferrugem da soja
Soja dá sequência a leves ganhos em Chicago nesta 4ª feira, mas ainda aguarda por novas notícias