Soja: Com mercado lento, preços caem mais de 4%

Publicado em 27/12/2016 06:10

O mercado de soja mantém baixa a liquidez neste período de final de ano. Enquanto compradores aguardam valores menores no início de 2017, fundamentados na provável safra recorde, produtores ainda preferem esperar a entrada da temporada para comercializar, na expectativa de elevação do dólar.

No balanço dos últimos sete dias (entre 16 e 23 de dezembro), o Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, referente ao grão depositado no corredor de exportação e negociado na modalidade spot (pronta entrega), no porto de Paranaguá (PR), caiu 4,7%, fechando a R$ 75,81/saca de 60 kg na sexta-feira. A média ponderada da soja no Paraná, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, fechou a R$ 72,30/sc 60 kg na sexta-feira, 23, queda de 4,2% em relação à sexta anterior. 

No segmento de derivados, segundo pesquisadores do Cepea, a demanda doméstica enfraquecida tem pressionado as cotações. Especificamente para o farelo de soja, as vendas para a produção de ração animal recuaram, em decorrência da queda na produção de frango. 

Tags:

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo