Tempo seco deve beneficiar colheita de primeiras áreas de soja em Mato Grosso, diz Somar

Publicado em 26/12/2016 11:25

SÃO PAULO (Reuters) - O tempo mais seco em Mato Grosso nos próximos dias deverá favorecer a colheita das primeiras lavouras de soja do Estado, ajudando a colocar no mercado de forma antecipada os grãos da safra 2016/17, disse nesta segunda-feira a Somar Meteorologia.

"Para áreas prontas para a colheita em Mato Grosso, o atual período mais seco favorecerá a atividade", disse a Somar, em um relatório diário.

Dados da empresa mostram, por exemplo, que a parte sul de Mato Grosso não recebeu nenhuma chuva nos últimos três dias e terá baixos acumulados até 30 de dezembro.

Na semana passada, representantes dos produtores de Mato Grosso disseram que já havia registros isolados de colheita em algumas regiões do Estado e que o trabalho iria se intensificar após o Natal.

De modo geral, a expectativa é de que a colheita será bastante adiantada nesta temporada, especialmente se o tempo seco colaborar com os trabalhos, uma vez que o plantio ocorreu de maneira acelerada entre setembro e novembro.

A consultoria AgRural estimou que sejam colhidas mais de 7 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso até o fim de janeiro, caso o tempo seco permita. Os agricultores precisam de solo e plantas com baixa umidade para facilitar a operação das colheitadeiras.

Em anos anteriores, a colheita em janeiro no Estado havia sido bastante tímida, com trabalhos ocorrendo em grande escala a partir de fevereiro.

Para o período após 5 de janeiro, a Somar cita divergências nos modelos climáticos para as áreas com potencial de colheita.

"Enquanto o modelo acoplado do CPTEC-INPE indica volta da chuva para o centro e norte do Brasil, a simulação americana GFS mantém o padrão de chuva somente sobre o sul do país... Trata-se de algo que necessitará de monitoramento frequente nos próximos dias", destacou o relatório.

(Por Gustavo Bonato)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo
Safra 2024/2025 impulso movimentação de grãos nos entrepostos da Frísia
Importações de soja pela UE em 24/25 aumentaram 8% até 13 de abril
Soja: Preços caminham de lado na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira diante de cenário ainda incerto
China deve vir agressiva às compras de soja nos próximos meses para garantir cobertura e mira oferta do Brasil