Exportações paraguaias de soja e trigo têm grande aumento em 2016
De acordo com os dados divulgados pela Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), as exportações de soja e trigo aumentaram 18% e 102%, respectivamente, em 2016. As exportações de milho, por sua vez, não obtiveram tanto sucesso.
Para a soja, foram exportações de 5.370.230 toneladas na presente temporada, frente a 4.403.986 toneladas de 2015, o que representa um incremento de 970 mil toneladas. O maior volume de envios também obedece diretamente a um volume de produção de soja superior nesta temporada, de acordo com a fala de José Berea durante a apresentação da Capeco.
Ainda falta contabilizar também alguns pequenos volumes enviados durante o mês de dezembro, mas as cifras finais não devem sofrer muitas alterações.
Os destinos mais importantes para a soja paraguaia são a União Europeia, com uma aquisição de 29% do volume exportado pelo país e a Rússia, com 18%. Em seguida, vêm Turquia (13%), Brasil (8%), Argentina (7%), México (6%), África do Sul (5%), Israel (5%), Coreia do Sul (3%) e outros (6%).
Para o trigo, este ano tem sido um dos melhores quanto à qualidade do cereal, o que ajudou a exportar um volume superior a 1,1 milhões de toneladas nos primeiros oito meses do ano. Esta cifra representa um incremento de 102% nas exportações em relação ao ano anterior.
Tradução: Izadora Pimenta