Argentina: plantio de soja abaixo da média, ameaçado pela seca

Publicado em 07/12/2016 13:12

Os agricultores na Argentina tiveram duas boas semanas para o plantio de soja e, aparentemente, essa semana também deve trazer boas perspectivas, como relata o site Soybeans and Corn. O plantio deverá continuar tendo progresso, embora ainda esteja abaixo da média.

Os argentinos plantaram 12% da soja na última semana e, agora, a previsão da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) é de que haja 46% da soja total plantada no país. No ano passado, este número era de 55%. Nas regiões do núcleo norte e sul do país, 70% a 80% da soja já foi plantada.

Durante outubro, o clima na Argentina foi particularmente chuvoso. Em seguida, novmebro tornou-se seco, previsão que deve continuar para dezembro. O Serviço Nacional de Meteorologia do país prevê que o clima até fevereiro tem uma alta probabilidade de ser mais seco que o normal na Argentina central e na província de Buenos Aires, que são as duas principais áreas de produção. As temperaturas devem ficar de normais a acima do normal no período.

Portanto, enquanto a previsão a curto prazo é favorável, a situação se complica para o longo prazo. Um La Niña mais fraco na Argentina deverá trazer uma seca superior ao normal para o verão.

A esperança dos produtores é de que boa parte da soja já esteja plantada no final de dezembro, com a segunda safra de soja plantada em janeiro. Se o tempo for mais seco que o normal, é possível que alguns hectares de milho sejam transferidos para a soja.

Na última semana, faltaram chuvas em algumas áreas como o sul da província de Buenos Aires e partes de Córdoba. A região central do país se beneficiou mais do clima que, mais seco, ajudou os produtores a acelerar o plantio.

A área onde o plantio de soja é mais lento, neste momento, é o sul de Buenos Aires, que sofreu com o frio nas últimas semanas e com uma seca na maior parte da primavera.

Com informações do Soybeans and Corn

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025 Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025
DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China
China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo
Safra 2024/2025 impulsiona movimentação de grãos nos entrepostos da Frísia
Importações de soja pela UE em 24/25 aumentaram 8% até 13 de abril