Apesar de bons preços, falta mercado para a soja do Paraguai

Publicado em 07/12/2016 09:01

Com as altas em Chicago, a baixa dos preços de vários insumos e serviços, os preços da soja no Paraguai se tornam mais atrativos para o produtor. No entanto, falta mercado para que o país possa escoar a sua produção.

"Os preços estão muito interessantes atualmente, os mesmos subiram nas últimas semanas, mas o que está enfraquecida nos últimos dias é a demanda por soja paraguaia. Há uma falta de negócios e esperamos que este fator se corrija nos próximos dias e que voltem a aparecer os compradores", disse José Berea, presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), ao site 5días.

Para ele, a condição sinaliza que os compradores internacionais aguardam por uma baixa dos prêmios pagos para comprar mais barato.

Os produtores paraguaios, por muitos anos, vêm sofrendo com os preços do mercado internacional, com quedas drásticas dos preços, mas, pela primeira vez, o aumento é interessante e os produtores voltam a ver a oleaginosa como um produto altamente rentável.

O mesmo não acontece com o milho e com o trigo, que também sofreram baixas nos preços internacionais. Estes cultivos já não são mais vistos como rentáveis pelos paraguaios.

Com informações do 5días

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado da soja começa o dia com leves altas na Bolsa de Chicago
Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo
Soja sobe quase 1% em Chicago nesta manhã de 3ª feira ainda acompanhando o óleo
Forte demanda por óleos vegetais e trigo sob risco na Rússia e nos EUA deram tom positivo à soja em Chicago