Uruguai segue exportando soja para a Argentina; por sua vez, Brasil e Paraguai aprovam nova soja transgênica

Publicado em 06/12/2016 08:58

O Uruguai realizou seu primeiro embarque do Porto de Montevideo por meio da nova empresa Naviport; por outro lado, Brasil e Paraguai devem aprovar, nos próximos meses, uma soja transgênica, da qual a Argentina teme a entrada por meio de contrabando.

Os portos do litoral do Uruguai já haviam despachado anteriormente embarques de soja para consumo com destino para a Argentina, mas, recentemente, o porto de Montevideo fez seu primeiro envio que, segundo o jornalista Emilio Cazalás, deve alegrar o país por algumas razões fundamentais.

A primeira tem a ver com o excelente trabalho de embarque, no qual quatro navios foram embarcados simultaneamente. A segunda, por sua vez, é que o frete desempenhado pela empresa Naviport abre novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para o comércio exterior do país, mostrando maior capacidade dos portos.

Brasil, Paraguai e a soja transgênica

Nos outros países do Mercosul, uma nova variedade de soja transgênica está em debate. Brasil e Paraguai devem aprovar, nos próximos meses, uma nova tecnologia da Monsanto. Os argentinos temem, porém, que essa soja chegue ao seu país por meio de contrabando.

A soja a ser aprovada é a Xtend, que é resistente ao herbicida Dicamba.

A Monsanto havia planejado lançar essa soja na Argentina, mas diferenças com o governo e com instituições rurais fizeram com que a empresa desistisse desse objetivo. Agora, o foco são os dois países.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Todoelcampo.com.uy

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar
Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira
No Senado, CNA debate moratória da soja
Aprosoja MT critica Moratória da Soja e defende a livre iniciativa dos produtores rurais em audiência pública no Senado
PIB da indústria de soja recuou 5% em 2024, aponta estudo do Cepea/Abiove
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 5ª, com possibilidade de acordo China-EUA