AgRural prevê colheita recorde de soja em janeiro em MT

Publicado em 05/12/2016 07:11

A consultoria AgRural destaca em seu boletim semanal que o plantio da soja na safra 2016/2017 em Mato Grosso foi um dos mais rápidos da história, o que deve resultar na colheita de volume recorde da oleaginosa em janeiro.

Levando em conta o ritmo de plantio, as variedades de semente utilizadas, o histórico de colheita e os volumes normais de chuva no mês, a AgRural prevê que Mato Grosso poderá terminar o primeiro mês de 2017 com 20% a 25% de sua safra já colhida.

Pelos cálculos da consultoria a produção mato-grossense de soja em janeiro deve atingir o volume recorde de 7,3 milhões de toneladas. “Pode ser até mais, caso chova menos que o normal e dependendo da pressa dos produtores para colocar as colheitadeiras em campo”, diz Fernando Muraro, sócio-diretor da AgRural.

Muraro observa que o plantio acelerado nem sempre resulta em colheita rápida. Ele observa que tomando como base o plantio até 20 de outubro, nos últimos dez anos houve apenas duas ocasiões em que o ritmo foi tão acelerado quanto o de 2016/2017.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira