Paraná praticamente conclui plantio de soja; lavouras em boas condições

Publicado em 24/11/2016 11:23

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja no Paraná, segundo maior produtor de grãos do país, foi praticamente encerrado esta semana e 98 por cento das lavouras estão em boas condições, apontou o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado, em um relatório semanal.

O plantio alcançou esta semana 95 por cento da área prevista, ante 89 por cento na semana passada e 91 por cento no mesmo período de 2015.

As chuvas têm sido frequentes no Estado nesta temporada, o que favorece o desenvolvimento das plantas. A Somar Meteorologia disse nesta quinta-feira que os volumes de precipitações acumulados em novembro já superam em 17 por cento a média histórica para o mês inteiro.

Os últimos dias têm sido de calor e tempo seco no Paraná, o que tem começado a preocupar produtores de diversas regiões, segundo relatos de técnicos do Deral.

"As últimas semanas tiveram acelerados os plantios de soja em toda a região. A pouca ocorrência de chuvas tem preocupado os produtores que têm acumulado frustrações de safra tanto na safra de verão, como na de inverno", disse o técnico Pedro Guglielmi, do Deral em Londrina.

Contudo, a Somar projeta que já a partir de domingo a passagem de outra frente fria pelo Brasil traz chuva forte ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste e norte do Paraná, sul e leste de Mato Grosso e em outros Estados.

O índice de 98 por cento das lavouras em condições "boas" e de 2 por cento de avaliação "média" supera o verificado um ano atrás nas plantações da temporada 2015/16, que tinha 96 por cento de "boas" e 4 por cento de "médias".

Também nesta quinta-feira, o Deral reduziu ligeiramente sua previsão de colheita de soja para este ciclo, que deverá alcançar 18,284 milhões de toneladas, ante estimativa de 18,296 milhões do relatório de outubro. O ajuste está relacionado a uma revisão da área plantada, enquanto a projeção de produtividade foi mantida.

(Por Gustavo Bonato)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem 3ª feira negativa em Chicago pressionada pelo óleo e clima nos EUA; especulações sobre acordo China-EUA no horizonte Soja tem 3ª feira negativa em Chicago pressionada pelo óleo e clima nos EUA; especulações sobre acordo China-EUA no horizonte
Colheita de soja da Argentina é interrompida após chuvas Colheita de soja da Argentina é interrompida após chuvas
Analisando sua comercialização, com Victor Cazzo
Soja segue recuando em Chicago nesta 3ª feira, sentindo pressão limitada do ritmo de plantio nos EUA
CNA reforça atenção às datas do vazio sanitário e da semeadura da soja para a safra 25/26
Com escalonamento, vazio sanitário da soja começa em 2 de junho no Paraná