Argentina: tempo joga a favor do plantio de soja e da colheita de trigo em Santa Fe

Publicado em 10/11/2016 08:31

As condições climáticas da semana passada permitiram a continuidade das atividades no campo no centro-norte da província de Santa Fe, na Argentina. As estimativas foram feitas pelo informe semanal do Sistema de Estimativas Agrícolas (SEA), divulgado pela Bolsa de Comércio de Santa Fe e pelo Ministério da Produção da província.

Sem chuvas e com bom tempo, o plantio de soja avançou em um bom ritmo nos departamentos de San Jerónimo, San Martín, Castellanos, Las Colonias, La Capital e no sul de San Justo. A colheita de trigo, por sua vez, continuou nos departamentos de 9 de Julio, Vera e General Obligado - no entanto, a aplicação de agroquímicos para controle de pragas segue seu curso em grande parte do território.

Trigo

Depois de seis dias sem chuvas, a colheita nos departamentos do norte da região, 9 de Julio, Vera e General Obligado, avançou com um bom ritmo. Os rendimentos máximos obtidos ficaram entre 25 e 33 q/ha (de 41 a 51 sacas por hectare), registrando alguns lotes pontuais de 40 q/ha (66 sacas por hectare) e outros, mínimos, entre 16 e 18 q/ha (de 26 a 30 sacas por hectare), com grãos de alta qualidade.

Os cultivares continuaram apresentando um estado geral de "bons" a "muito bons", com lotes pontuais "excelentes". Em 80% dos casos, eles passam pelo período de enchimento de grãos e começo de fim de ciclo sem inconvenientes (à margem de alguma situação climática pontual), com estimativa de projeção de rendimentos médios superiores a 36 q/ha (60 sacas por hectare), disse o SEA.

Já 18% dos casos estão em estado "bom", com lotes pontuais em estado "regular" e com um rendimento médio estimado entre 26 e 30 q/ha (43 a 50 sacas por hectare). Os 2% que estão em estado regular, que são em grande parte lotes comprometidos pela posição topográfica, possuem rendimento médio estimado em menos de 22 q/ha (36 sacas por hectare).

Soja

O plantio de soja também seguiu em bom ritmo na última semana, com um avanço de 18%. Desta maneira, já foram semeados 162.000 hectares, representando um atraso de 17% em relação à safra passada. De acordo com a SEA, a intenção de plantio é de 900.000 hectares.

Milho

As plantações de milho apresentam um estado geral de "boas" a "muito boas", sem complicações nem limitantes. Nessa semana, os produtores continuaram realizando o controle da lagarta do cartucho e fazendo aplicações de fertilizantes com nitrogênio.

Com informações do Infocampo.com.ar

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa nova venda de soja 24/25 para a China nesta 2ª feira
Produtor rural tem até 17 de janeiro para efetuar o cadastro de lavoura de soja em Goiás
Sequência de dias nublados dificulta enchimento de grãos e Sinop/MT
Dois veranicos em Assis Chateaubriand/PR tiraram produtividade da soja
Chuvas muito boas ajudam a soja e Jataí/GO espera alta produtividade
Paraná começou a colher soja com menos produtividade e Mato Grosso espera problemas
undefined