Uruguai: boas condições para o plantio de soja

Publicado em 03/11/2016 12:34

No Uruguai, destaca-se condições "muito boas" para o plantio de soja de verão, segundo apontou o engenheiro agrônomo Alexis González, da empresa Agronegocios del Plata (ADP), ao site TodoElCampo. De acordo com González, as chuvas são bem-vindas nas regiões onde não foram registradas ocorrências de fortes ventos ou granizo.

Ainda não é possível estimar o impacto da seca registrada em meados de outubro, na qual vários cultivos, sobretudo o trigo, tiveram algum dano, mas uma vez que o inverno foi benéfico para o enchimento de grãos, com temperaturas frescas e presença de sol, esses danos foram apenas pontuais.

Enquanto a colheita do trigo deve começar dentro de 15 a 20 dias no país, dependendo da umidade e da ansiedade de cada produtor, a soja começa a dar as caras, mas González alerta: "nós não podemos dormir muito".

Na semana passada, o plantio começou alentamente, avançando de 25% a 30%. "A verdade é que as condições são muito boas para o plantio: os solos estão com boa umidade e não há nada que a tire neste momento. Tem que aproveitar", disse o engenheiro agrônomo.

Ao mesmo tempo, ele também diz que, se as sementes não implantaram bem no solo, as chuvas dos próximos dias podem afetá-la.

O Uruguai deverá ter uma redução de área para a soja de verão, devido a uma grande quantidade de terras que, por conta da rotação de culturas, realizará outros tipos de cultivo, além da expansão da pecuária.

Com informações do Todoelcampo.com.uy

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
undefined