"Retenciones" argentinas podem resultar em agricultores segurando a soja a ser vendida

Publicado em 26/10/2016 09:21

Neste ano, a redução de 5% dos impostos de exportação para a soja na Argentina, as chamadas "retenciones", ocorreram apenas para os países do norte, nordeste e noroeste do país, que estão mais longe dos portos. Para as outras partes do país, no entanto, as reduções só começarão a vir em 2018, o que pode causar um grande impacto nas vendas para o próximo ano.

As reduções esperadas para 2018 começarão no mês de janeiro, quando todo o país terá uma redução de imposto de exportação da soja em 0,5% por mês até dezembro de 2019 - totalizando uma redução de 18% no imposto.

Como opina o site Soybean & Corn, esta medida pode se tornar um incentivo para que os sojicultores argentinos segurem seu produto o máximo possível, em um movimento similar ao realizado em 2015, quando aguardavam pelo resultado das eleições presidenciais.

Agora, há uma tendência para que o movimento seja de espera para que a taxa comece a abaixar. "Os agricultores vão vender uma boa parte da sua soja, é claro, porque precisam pagar suas contas e investir na próxima safra, mas uma porção da safra deve ficar retida", aponta o texto.

O norte, nordeste e noroeste da Argentina compreendem as províncias de Misiones, Corrientes, Formosa, Chaco, Salta, Jujuy, Santiago del Estero, Tucumán, Catamarca e La Rioja. Essas províncias, no entanto, produzem apenas 5% da soja argentina, enquanto as províncias que ainda não receberam a redução são responsáveis pelos outros 95%.

Com informações do Soybean & Corn

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja no 2º semestre no Brasil podem dar oportunidades, mas produtor precisa se manter em alerta Preços da soja no 2º semestre no Brasil podem dar oportunidades, mas produtor precisa se manter em alerta
Soja: Prêmios em queda no Brasil neutralizam estímulo das altas vindas de Chicago para os preços Soja: Prêmios em queda no Brasil neutralizam estímulo das altas vindas de Chicago para os preços
Vendas da safra de soja do Brasil estão atrasadas, aponta Safras & Mercado
Colheita de soja e milho estão praticamente encerradas no Estado do RS
Soja sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª feira, com foco nas expectativas para o encontro China-EUA
Importações de soja da China em abril atingem o menor nível da década devido a atrasos na alfândega que interrompem o comércio