Plantio de soja avança para 4,5% da área em Mato Grosso, diz Imea

Publicado em 30/09/2016 12:55

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja em Mato Grosso, principal Estado produtor da oleaginosa no Brasil, avançou na última semana em ritmo ligeiramente mais acelerado que no mesmo período do ano passado, informou nesta sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Até quinta-feira os produtores haviam semeado 4,5 por cento da área total prevista, ante 1,2 por cento na semana anterior e 1,67 por cento no mesmo período do ano passado.

Os trabalhos estão mais acelerados em duas importantes regiões do Estado, o médio-norte (6,8 por cento) e o oeste (9,9 por cento).

Segundo a Somar Meteorologia, não choveu nos últimos três dias e haverá novas pancadas de chuvas apenas na terça-feira em Mato Grosso. Até lá o tempo segue seco, o que sempre gera preocupações entre os agricultores.

Contudo, a partir daquela data haverá mudança no padrão do tempo.

"A partir da quarta-feira da próxima semana, um ciclone extratropical na Argentina reforça ainda mais a chuva sobre o centro e sul do Brasil e a expectativa é de elevado acumulado especialmente em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais até o domingo, dia 9 de outubro", disse a Somar em um relatório nesta sexta-feira.

(Por Gustavo Bonato)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Política americana, demanda forte e derivados dão tom positivo à Chicago com soja subindo 30 pontos nesse início de semana
Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária