Soja: Escoamento de 7 milhões de t no primeiro quadrimestre faz preço bater recorde no MT, afirma Imea

Publicado em 07/06/2016 07:55

Nos últimos meses o diferencial de base MT/CBOT tem se apresentado crescente, o que é normal durante períodos de baixa oferta no Estado, que resultam em altas nas cotações internas.

Porém, neste ano a valorização do grão mato-grossense está em ritmo acelerado, pois a demanda pela soja está bastante aquecida até o momento se comparada à do ano passado - dado que o escoamento acumulado do primeiro quadrimestre de 2016 é de 7 milhões de toneladas, e o de 2015, de 4,5 milhões de toneladas.

Outro fator foi o fato de que MT registrou uma produção abaixo das expectativas do mercado na safra 15/16, o que distorceu a relação de oferta e demanda da soja mato-grossense, uma vez que o grão disponível ficou em patamares baixos em um período em que a demanda está aquecida.

Caso a demanda continue firme, o produtor mato-grossense pode ter boas oportunidades de venda nas próximas semanas.

O preço do grão de soja em Mato Grosso avançou 4,07% e fechou com média de R$ 81,95/sc na última semana. Essa foi a maior cotação média já registrada para o grão no Estado. 

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Fonte: Imea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após registrar baixas, preços da soja iniciam a sessão desta 6ª feiras com leves ganhos na CBOT Após registrar baixas, preços da soja iniciam a sessão desta 6ª feiras com leves ganhos na CBOT
Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul
Óleo atinge limite de baixa e promove baixas de mais de 2% nos preços da soja nesta quinta-feira (15)
Soja despenca quase 30 pts em Chicago nesta 5ª feira pressionada pela derrocada do óleo
Produtores de soja da Argentina buscam acelerar a colheita antes de mais chuvas
Importações menores de soja chinesa devem causar surpresa