Excesso de chuvas em abril afeta produtividade de soja na Argentina, diz bolsa

Publicado em 12/05/2016 17:37

BUENOS AIRES (Reuters) - As chuvas que deixaram debaixo d'água cerca de metade da região agrícola da Argentina durante grande parte de abril afetaram a produtividade safra de soja 2015/16, afirmou nesta quinta-feira a bolsa de cereais de Buenos Aires.

A entidade estimou que a safra de soja argentina 2015/16 apresenta uma produtividade média de 3,4 toneladas por hectare.

"A significativa redução da produtividade nas áreas fortemente afetadas pelas más condições climáticas de abril provoca a queda da produtividade média nacional", disse a bolsa em seu relatório semanal de cultivos.

O país sul-americano é o terceiro exportador mundial de soja e o maior fornecedor de farelo e óleo, por isso, seus problemas climáticos, que causaram uma forte queda nas projeções da colheita 2015/16, também impulsionaram os preços internacional da oleaginosa nas últimas semanas.

No que diz respeito à safra de milho 2015/16, a bolsa disse que a colheita está avançando lentamente nos campos do quarto maior exportador do grão, o que poderia gerar danos.

(Por Maximiliano Rizzi)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira e mantém foco no "combo" política e fudamentos
Dia influenciado pelo financeiro com aversão ao risco e alta do dólar ; soja em Chicago perde mais de 11 pontos nesta quarta-feira (24)
Soja segue operando em campo negativo, porém, diminui intensidade das perdas na CBOT
Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios