MT: prazo para colheita de soja encerra dia 20 de maio

Publicado em 11/05/2016 08:11

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores de soja do estado que o prazo de colheita será excepcionalmente até o dia 20 de maio. “Até essa data toda lavoura de soja deve estar colhida”, destacou a analista de agricultura da Famato Karine Gomes Machado, conforme consta na Portaria Conjunta n° 050/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), publicada no Diário Oficial do Estado dia 23 de dezembro de 2015.

Karine explica que a medida levou em consideração a instabilidade climática ocorrida desde o inicio da semeadura, por influência do fenômeno El Niño, que provocou a falta de chuva em algumas regiões de Mato Grosso. “Excepcionalmente na safra 2015/2016 a colheita de áreas cultivadas com soja podem ocorrer até o dia 20 de maio, o que significa 15 dias a mais para o período”, destacou a analista.
 
A prorrogação também considerou a importância econômica da atividade, uma vez que o agronegócio, liderado pela produção da oleaginosa, representa mais de 50% do PIB do estado.
 
A Famato alerta ainda que o início do vazio sanitário será no dia 15 de junho com encerramento no dia 30 de setembro deste ano.

 

Tags:

Fonte: Famato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira e mantém foco no "combo" política e fudamentos
Dia influenciado pelo financeiro com aversão ao risco e alta do dólar ; soja em Chicago perde mais de 11 pontos nesta quarta-feira (24)
Soja segue operando em campo negativo, porém, diminui intensidade das perdas na CBOT
Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios