Argentina perde 785 mil ha de soja por chuvas; 700 mil ha correm risco, diz bolsa

Publicado em 05/05/2016 07:10

BUENOS AIRES (Reuters) - As fortes chuvas que flagelaram os campos da Argentina durante abril causaram a perda de 785 mil hectares de soja da temporada 2015/16, enquanto outros 700 mil hectares também poderiam ser abandonados devido ao excesso de água, informou nesta quarta-feira a bolsa de cereais de Buenos Aires.

Os danos se somam aos 750 mil hectares que a bolsa já calculava que ainda não haviam sido colhidos como consequência do clima adverso nos meses anteriores.

De acordo com a entidade, o total da área perdida representa 7,5 por cento dos 20,1 milhões de hectares cultivados com soja na Argentina.

O país sul-americano é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja e o terceiro fornecedor global do grão da soja sem processamento.

A quebra de safra na Argentina pode levar importadores a buscar alternativas no Brasil ou Estados Unidos, que também são grandes produtores.

A indústria de soja do Brasil avalia que o Brasil poderá ocupar mercados que a Argentina eventualmente não consiga atender.

(Por Maximilian Heath)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira e mantém foco no "combo" política e fudamentos
Dia influenciado pelo financeiro com aversão ao risco e alta do dólar ; soja em Chicago perde mais de 11 pontos nesta quarta-feira (24)
Soja segue operando em campo negativo, porém, diminui intensidade das perdas na CBOT
Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios