Abiove mantém previsões de safra e exportação de soja do Brasil em recordes

Publicado em 21/04/2016 12:37

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil 2015/16 foi estimada nesta quarta-feira em recorde de 99,7 milhões de toneladas, estável ante projeção de março, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

A estimativa, que aponta um crescimento de 2,8 por cento ante a temporada anterior, foi feita em momento em que a colheita caminha para o seu final no Brasil, o maior exportador global.

As exportações foram projetadas em 55,3 milhões de toneladas, também estáveis ante março, mas uma alta de 1,8 por cento na comparação anual.

Já o processamento para a produção de óleo e farelo de soja foi mantido em 40,7 milhões de toneladas, ligeira alta de 0,4 por cento ante a temporada anterior --também um recorde.

As exportações do complexo soja (grão, farelo e óleo) deverão gerar ao país divisas de 25,3 bilhões de dólares em 2016, ante 27,95 bilhões de dólares em 2015, sendo a maior parte (19,3 bilhões) com o grão, em meio a preços mais baixos em dólares, segundo dados da Abiove.

A soja se configura atualmente como o principal produto de exportação do país.

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia influenciado pelo financeiro com aversão ao risco e alta do dólar ; soja em Chicago perde mais de 11 pontos nesta quarta-feira (24)
Soja segue operando em campo negativo, porém, diminui intensidade das perdas na CBOT
Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho