Clima nos EUA deve direcionar as cotações da soja nos próximos meses, considera Imea

Publicado em 05/04/2016 07:54

Foi divulgada a primeira estimativa oficial da próxima safra de soja nos EUA. O USDA reportou a expectativa de área semeada de 33,28 milhões de hectares, indicando uma leve queda de 0,5% em relação à safra 15/16. Mesmo com o recuo, interpretar o relatório como altista é um pouco “forçado”, visto que a redução projetada inicialmente é pequena e a reversão de área de milho para a soja até o fim da semeadura da safra 16/17 é possível.

Na média dos últimos cinco anos, a área semeada que consolidou a safra de soja nos EUA apresentou aumento de 0,4% em relação à previsão de março, contra uma queda de 0,7% no milho.

Daqui para frente, o mercado climático tende a pesar mais sobre os preços externos, com boas condições climáticas nos EUA podendo indicar produção elevada na safra 16/17. Além disso, com a expectativa de altos estoques finais na safra 15/16, a oferta da próxima safra pode ser bastante elevada.

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.
 

Tags:

Fonte: Imea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia influenciado pelo financeiro com aversão ao risco e alta do dólar ; soja em Chicago perde mais de 11 pontos nesta quarta-feira (24)
Soja segue operando em campo negativo, porém, diminui intensidade das perdas na CBOT
Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho