Soja precoce antecipa safra de Goiás e Minas Gerais

Publicado em 23/02/2016 07:22

A colheita das lavouras de soja precoce está ditando o tom da atual safra em Goiás e Minas Gerais. Com desempenho médio acima das 60 sacas por hectare na variedade de 90 a 115 dias de ciclo, as produções goiana e mineira caminham para uma temporada de renascimento após dois anos de seca e baixa produtividade, verificou a Expedição SafraGazeta do Povo. Nas últimas duas semanas, a equipe do projeto percorreu 5 mil quilômetros pelas regiões mais férteis dos dois estados.

O plantio com pouca água no solo e o risco da semente não vigorar trouxeram apreensão entre os produtores. O setor temia a reprise da estiagem rigorosa das últimas temporadas, com o adicional do aumento do custo de produção por conta da alta do diesel e dos insumos. Porém, com praticamente 15% da área colhida, o cenário em Goiás e Minas é positivo, com o painel das colheitadeiras marcando produtividade dentro da média histórica.

“O medo era nas primeiras sojas. Mas estamos tendo uma safra normal para região. Daqui para frente é mais tranquilo”, destaca Ricardo Bonacin Pires, da Núcleo Agrícola, sediada em Rio Verde, no Goiás. ”O visual da soja que está no campo está muito bom para o restante da safra que precisa ser colhida”, ratifica José Wilson Vilela, gerente da Coopercitrus, em Itumbiara, também no estado goiano.

A atual safra colabora para o produtor Silvio Wegener esqueça a temporada passada, quando 30 dias de sol na fase de floração prejudicaram o desenvolvimento da oleaginosa. Com 900 hectares do total de 1,6 mil colhidos, o gaúcho de Panambi, radicado há 33 em Rio Verde, registra média de 66 sacas/ha.

“Ano passado fiquei com média de 44 sacas por hectare. Esse ano o clima ajudou e a colheita está normal, permitindo inclusive o bom planejamento do milho safrinha”, comemora Wegener.

Na propriedade de 26 mil hectares de Humberto Guimarães Cardoso, em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, a colheita também está próxima da média de 60 sacas/ha nas lavouras precoces. O produtor começou a apostar na variedade de ciclo curto há quatro anos, para abrir a possibilidade do milho no inverno.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho