Município de MS lidera casos de ferrugem da soja no país

Publicado em 19/02/2016 11:35

A cidade sul-mato-grossense de Chapadão do Sul, a 333 quilômetros de Campo Grande, está liderando o ranking nacional de casos de ferrugem asiática da soja na safra 2015/2016. Segundo o Consórcio Antiferrugem, a parceria público-privada que atua no combate a doença, até o dia 21 de fevereiro foram confirmados 39 focos da doença. Depois aparecem dois municípios de Goiás, Rio Verde, com 20 registros e Chapadão do Céu, com 17.

O Consórcio Antiferrugem destaca que dos casos registrados na cidade sul-mato-grossense, 19 ocorreram em janeiro e 20 em fevereiro, sendo o mais recente registro datado do dia 21 de fevereiro. Além de Chapadão do Sul, focos da doença foram confirmados em outros dez municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai (1 caso), Aral Moreira (4), Costa Rica (1),Dourados (4), Laguna Carapã (2), Maracaju (4), Naviraí (2), Ponta Porã (4), São Gabriel do Oeste (1) e Sidrolândia (2).

Com esses focos, o estado contabiliza nesta safra um total de 64 casos. O número ainda é parcial, já que a colheita ainda está sendo realizada, mas já é três vezes maior do que o registrado em todo o ciclo anterior, que foi de 19 focos. Com essa quantidade, Mato Grosso do Sul é o quarto estado do país em casos de ferrugem asiática, ficando atrás do Paraná, com 121, Rio Grande do Sul, com 117 e Goiás, com 71. No Brasil a quantidade de registros confirmados é de 431.

Veja a notícia na íntegra no site do G1 MS

Tags:

Fonte: G1 MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho