Quebra na soja pode superar 1,2 mi de t em MT e Sorriso irá decretar situação de emergência por falta de chuva no plantio

Publicado em 12/02/2016 07:11

A quebra na safra 2015/2016 da soja em Mato Grosso pode superar os 1,250 milhão de toneladas previstas a princípio. Em algumas lavouras, como nos municípios de Sorriso e Nova Mutum, os produtores optaram em semear o milho sob a soja, após constatar produtividade de apenas três sacas por hectare. Sorriso, Nova Ubiratã, Vera e Feliz Natal devem entregar ainda nesta semana pedido de situação de emergência à Defesa Civil devido à falta de chuva durante o plantio. Ipiranga do Norte já solicitou. 

Ao menos seis cidades localizadas nas regiões Médio-Norte e Norte devem ter situação de emergência declarada por crise econômica em decorrência a falta de chuva no período de floração da soja: Sorriso, Vera, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Gaúcha do Norte.

Destes municípios, Ipiranga do Norte já entregou a solicitação de Decreto à Defesa Civil, enquanto Sorriso, Nova Ubiratã, Vera e Feliz Natal, conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Afrânio César Migliari, irão pedir ainda nesta semana. “O decreto de Sorriso já está pronto. Falta apenas o prefeito Dilceu Rossato assinar para encaminharmos para a Defesa Civil”, declarou o secretário ao Agro Olhar.

Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto

Tags:

Fonte: Olhar Direto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho