Soja: Início da colheita em Nova Mutum/MT tem oscilação de 20 a 60 sacas por hectare

Publicado em 13/01/2016 12:05

O inicio da colheita da safra 2015/2016 já traz reflexos em decorrência do período de estiagem registrado nos meses de novembro e dezembro quando o grão da soja estava sendo preenchido dentro da vagem. Relatos de produtores indicam queda de produção em regiões especificas e crescimento em outras.

O vice-presidente norte da Aprosoja Emerson Zancanaro disse ao site Mutum Noticias que ainda é muito cedo para ter um diagnóstico mais preciso, uma vez que apenas 1% da área foi colhida, mesmo assim Zancanaro destaca os relatos de variação. “Já recebemos informações de algumas propriedades na região do Novo Horizonte, linha 100, gleba Iracema que a média está de 20 a 30 por hectare, uma situação preocupante porque está abaixo do esperado e os custos de produção são altíssimos”, destaca.

Zancanaro também explicou que em regiões onde tiveram maior concentração de chuvas que a produtores colhendo entre 60 e 64 sacas por hectare. “Isso é reflexo das chuvas que este ano ocorreram de maneira diversificada, devido o fenômeno do El Niño, que atingiu afetou cerca de 30% da área plantada em Nova Mutum”, argumenta.

Nova Mutum possui uma área de aproximadamente 405 mil hectares plantada com soja. Os efeitos na colheita da soja pode afetar diretamente a safrinha de milho com previsão de redução de 20 da área plantada em comparação com a safra anterior.

Chuvas

O vice-presidente ainda falou ao Mutum Noticiasque a previsão dos institutos de meteorologia é de chuva todos os dias na região até o dia 08 de fevereiro, período em que a colheita ainda é considerada meio tímida.

Emerson pontua que a partir desta data é o ponto alto da colheita e neste período os produtores precisam ter o clima como aliado para dessecar a soja e não gerar maiores prejuízos.

Tags:

Fonte: Mutum Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho
Soja segue operando em alta, mas movimento nesta 3ª feira na Bolsa de Chicago é mais contido