Soja avança sobre o milho e área cresce 2% no Paraná em 2015/16, aponta Seab

Publicado em 02/09/2015 07:37

A expansão da área de soja terá sequência no Paraná em 2015/16. Divulgada nesta terça-feira (01), a primeira estimativa de safra da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) para próxima temporada indica aumento 2% na área cultivada com a oleaginosa no estado. O ganho equivale a 116 mil hectares, e abre margem para que a produção do grão cresça 5%, com potencial para render 17,8 milhões de toneladas neste ciclo.

O crescimento da soja ocorre em um momento de estabilidade nos cultivos de verão. Considerando produtos como amendoim, arroz, feijão e milho a Seab projeta área praticamente estável na primeira safra do Paraná, totalizando 5,8 milhões de hectares plantados e 22,1 milhões produzidos — flutuação mínima para cima na comparação com os números de 2014/15. “Não há mais áreas para crescer no estado. A expansão é pontual, em áreas de pastagem ou sobre cultivos com menor abrangência”, aponta o técnico da Seab, Edmar Gervásio.

Diante desse cenário, a soja toma o espaço de outras culturas para continuar crescendo. O maior destaque fica por conta do milho verão, que registra retração no plantio de 19,1%, conforme a Seab. O cereal vai ocupar 440 mil hectares, com potencial para produzir 3,8 milhões de toneladas neste ciclo. “O avanço da soja é basicamente sobre áreas de milho. A grande questão é o preço e a rentabilidade na comparação com a soja”, complementa Gervásio.

O especialista da Seab aponta que como plantio do cereal é concentrado na região Sul do estado, é nessa porção do estado que a mudança tende a ser mais intensa. “É uma queda bem significativa do milho em termos de área, pois ele já ocupou 2,6 milhões de hectares nos anos 1980. Parte da produção está sendo direcionada para a segunda safra”, aponta.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja 24/25 garante boa margem ao produtor brasileiro, apesar de pressão ainda consistente em Chicago
Elevadas doses de calcário no solo aumentam produtividade da soja no Matopiba
Desenvolvimento da safra da soja em Nova Mutum/MT
Abiove estima aumento de 9,4% na safra de soja do Brasil em 2025
Soja devolve ganhos da sessão anterior e trabalha no negativo nesta 3ª em Chicago à espera de novidades
Soja retoma fôlego em Chicago, fecha em alta e favorece preços nos portos do Brasil nesta 2ª
undefined