Portos do Norte elevam participação nas exportações de soja de MT
A expectativa do setor de grãos de Mato Grosso, de que os portos do chamado Arco Norte ganhariam força como rota de exportação de soja e milho, dá sinais de que está se confirmando, mesmo com a necessidade de obras, especialmente no caminho que leva a esses terminais. Dados compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram um aumento da participação do norte do país no volume total de embarques de soja do estado.
É certo que Santos (SP) e Paranaguá (PR) ainda respondem pelo maior volume embarcado para o exterior. Mas nesses portos, o volume embarcado neste foi 1,5 milhão de toneladas menor que no ano passado. Ao mesmo tempo, terminais como Barcarena (PA) e São Luís (MA) somaram 947 mil toneladas ais seus volumes, aumentando suas movimentações em 185% e 64%, respectivamente.
“Espera-se que a movimentação nos portos do arco norte aumente nos próximos anos, beneficiando não só os produtores de MT como acompetitividade brasileira no mercado internacional”, diz o Imea, em seu boletim semanal sobra a soja.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.