Soja segue caminhando de lado na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, dólar recua

Publicado em 16/03/2015 13:31

Na sessão desta segunda-feira (16), os futuros da soja caminham de lado na Bolsa de Chicago, porém, em campo negativo. Por volta das 13h17 (horário de Brasília), as posições mais negociadas perdiam entre 1,50 e 2,25 pontos, com o maio/15 valendo US$ 9,71 por bushel. 

O mercado, segundo explicam analistas, trabalha com fundamentos já conhecidos e, para apresentar oscilações mais fortes e expressivas, precisa de novidades. Além disso, a cena no mercado financeiro é menos tensa neste início de semana e o dólar se mostra um pouco mais fraco, o que também atua como fator de estímulo às cotações no quadro internacional. 

"Os mercados financeiros respiram mais tranquilos nesta segunda-feira e um dólar mais fraco sinaliza a disposição dos investidores de assumir mais riscos. No entanto, essa disposição poderia ficar um pouco mais limitada com a reunião semanal do Federal Reserve (Fed) - o banco central norte-americano - e uma cenário político ainda preocupado e mais nervoso", explicou o analista de mercado e editor do site norte-americano Farm Futures, Bryce Knorr. 

O dólar opera em baixa nesta segunda-feira em um movimento de realização de lucros após a disparada da última sexta (13), quando a divisa bateu no maior valor em quase 12 anos. Segundo especialistas, a cena política ainda preocupa os investidores, porém, não há nenhuma nova e significativa notícia ou mudança no front, o que motiva essa tomada de lucros. 

"Os gigantescos protestos de domingo ocupavam o centro das atenções, mas analistas não sabiam como avaliar o impacto para a situação política e econômica do Brasil", informa a agência de notícias Reuters.

Ainda segundo analistas, essa pausa na venda de ativos é de curto prazo, justamente pela falta de sinais de que as "tensões locais" passaram por alguma alteração nos próximos dias ou semanas. Além disso, serão divulgados novos rumos para a política monetária norte-americana na quarta-feira (18) com o novo encontro das autoridades do Fed. 

Os números do NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos EUA) também não trouxeram muitas novidades e tiveram pouco impacto sobre o andamento das cotações. Enquanto a expectativa do mercado era de 4,03 milhões de toneladas, o número divulgado veio em 4 milhões de toneladas de soja processadas em fevereiro no país.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja 2024/25: Colheita brasileira chega a 0,23% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja dispara em Chicago com USDA altista nesta 6ª, mas mercado é ainda mais complexo, explica consultor
Itaú BBA projeta aumento nas exportações de soja para 105 milhões de toneladas em 2024/25
Atrasada, colheita de soja de MT atinge apenas 0,70% da área, diz Imea
Aprosoja MT reforça que acredita na justiça com julgamento da lei da Moratória da Soja
Safra de soja tem potencial reduzido em MS, PR e RS, mas ainda é recorde no Brasil
undefined