Em 5 anos produção de soja no Centro-Sul de MT cresce 71%

Publicado em 11/03/2015 12:35

A região Centro-Sul de Mato Grosso tem se destacado pela viabilidade na produção de grãos, com produtividade semelhante ao Médio-Norte, que tradicionalmente reúne o maior volume de soja e milho do Estado. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a expectativa para o ciclo atual é de que os agricultores do Centro-Sul colham 2,01 milhões de toneladas da oleaginosa, 71% a mais que na safra 2009/10, com média de 52,5 sacas por hectare, apenas 0,6 a menos que a produtividade esperada para o Médio-Norte.

Para o delegado da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Reck Júnior, o crescimento na produção tem sido uniforme no Estado devido a utilização das áreas degradadas. “Os pecuaristas estão realizando no Mato Grosso casamentos perfeitos com a agricultura, conseguindo diminuir custos e aumentando o potencial nutritivo do solo”, afirma. “Além de contribuir com o avanço na produção de grãos, diminuem custo na nutrição do rebanho e aumentam a lotação de animais por hectare em até 8 cabeças”, enfatiza o delegado da Aprosoja.

Em Cáceres o diretor do Grupo Nelore Grendene, Ilson Correa, a partir da safra atual passou a administrar a integração lavoura-pecuária e substituiu cerca de 1.100 hectares de pastagem pelo cultivo de soja.  “Nosso objetivo é ampliar cerca de mil hectares por ano, aproveitando e melhorando o potencial nutritivo do solo”, destaca Correa. O Grupo investiu em quatro variedades do grão e calcula média de produtividade de 50 sacas por hectare. “Por ser o primeiro ano da agricultura, consideramos o volume positivo, mas com o passar dos anos e identificação das melhores variedades para região vamos melhorar os números e tornar o Centro-Sul referência em grãos, assim como é na pecuária”.

O município de Cáceres responde atualmente pelo cultivo de cinco mil hectares de soja em Mato Grosso e de acordo com o Sindicato Rural do município a tendência é alavancar o consórcio com a pecuária e impactar positivamente na geração de empregos e renda para a região.

A colheita na Fazenda Ressaca, do Grupo Nelore Grendene, iniciou em 26 de fevereiro e finalizará no dia 31 de março, com apresentação dos resultados da safra regional durante o II Encontro Técnico da Soja e do Milho na Região Sudoeste de MS. A programação do Dia de Campo inclui visitas técnicas a estações de cultivo de grãos e apresentação de painéis com profissionais da Aprosoja/MT, Embrapa, IFMT e UNEMAT. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Cáceres e é realizado pela Nelore Grendene e Sindicato Rural de Cáceres. Mais informações (65) 3323-2111.

Tags:

Fonte: Nelore Grendene

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados
undefined