Lanworth reduz estimativa da safra de soja do Brasil 2014/15 a 94,5 mi t

Publicado em 11/02/2015 11:56

(Por Gustavo Bonato)

A consultoria norte-americana Lanworth estimou nesta quarta-feira a safra de soja do Brasil 2014/15 em 94,5 milhões de toneladas, uma queda de 2 por cento ante a previsão anterior, feita em janeiro.

A condição de chuvas abaixo da média em diversas regiões em janeiro e novos dados de satélite indicaram reduções na produtividade em Goiás, oeste de Minas Gerais e sul de Mato Grosso do Sul, disse a Lanworth.

"Os níveis de chuva ao fim de janeiro ficaram em geral menores do que o previsto e o tempo quente e seco persistiu em boa parte do Brasil central", disse a empresa em relatório.

Na semana passada, técnicos da consultoria coletaram amostras de soja em 128 pontos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

"Nossas observações de campo em Goiás parecem consistentes com impactos moderados da seca, com densidade de grãos caindo para 2.469 grãos por metro quadrado, 16 por cento abaixo da densidade observada na expedição anterior no Estado, em 2011, sob condições favoráveis de clima", disse a Lanworth.

Em Mato Grosso, no entanto, os dados indicaram uma densidade de grãos relativamente alta, de 2.952 grãos por metro quadrado.

No norte do Paraná, o potencial de produtividade também foi limitado por elevadas temperaturas em janeiro e por um período de duas a três semanas de poucas chuvas, apesar da média relativamente alta de precipitações no total do mês.

Já a produção de milho do Brasil foi estimada em 75,5 milhões de toneladas, ajuste de menos de 1 por cento ante relatório anterior, devido ao tempo excessivamente quente e seco em janeiro em Goiás e Minas Gerais, importantes produtores de milho de primeira safra no país, disse a Lanworth.

A Lanworth é uma marca da Thomson Reuters Commodities Research and Forecasts.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
USDA informa venda de mais de 420 mil t de soja nesta 4ª feira (20)
undefined