Agroconsult estima safra de soja no Brasil 2014/2015 em 93,93 mi t

Publicado em 22/01/2015 14:11

Por Gustavo Bonato

SÃO PAULO(Reuters) - A Agroconsult reduziu sua estimativa para a safra de soja no Brasil 2014/15 para 93,93 milhões de toneladas, ante 94,8 milhões de toneladas da projeção de dezembro, informou a consultoria nesta quinta-feira em conferência de imprensa, em São Paulo.

O ajuste é decorrente da falta de chuvas na primeira quinzena de janeiro no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.

“Minas Gerais, Goiás, Bahia e Piauí é onde os problemas estão mais intensos. Mas também revisamos para cima os Estados do Sul do Brasil. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e Paraná, e também Mato Grosso do Sul tiveram as estimativas aumentadas”, disse o diretor da Agroconsult, André Pessoa, ressaltando que as precipitações até o momento no Sul do país têm sido favoráveis às lavouras.

Segundo Pessoa, as chuvas que estão previstas para esta segunda quinzena de janeiro serão decisivas para o potencial da safra total do Brasil. Apesar das precipitações previstas, o volume talvez não seja suficiente para estancar perdas em muitas regiões.

“Esse número (divulgado nesta quinta-feira) não contempla a segunda quinzena de janeiro... Pelos mapas climáticos, o viés é de baixa. Não é tão positivo o que tem para ocorrer de chuvas nos próximos dias”, disse ele.

A safra 2013/14 de soja no Brasil foi de 86,12 milhões de toneladas.

Já no caso do milho, a consultoria elevou a estimativa para a safra no Brasil 2014/15 para 79,98 milhões de toneladas ante 78 milhões na previsão anterior. A consultoria estimou que a primeira safra de milho do Brasil 2014/15 fique em 29,96 milhões de toneladas, enquanto a segunda safra deve ficar em 50,02 milhões de toneladas.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas de soja para aproveitar momentos do mercado Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas de soja para aproveitar momentos do mercado
Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses
Produtores de soja do Paraguai enfrentam 'tobogã' na guerra tarifária
Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar
Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira
No Senado, CNA debate moratória da soja